Maminha de Sol com Aipim Amanteigado
![](https://static.wixstatic.com/media/ef7b9d_b8379491b72c4b93ad70c8e3ad78017a~mv2.jpg/v1/fill/w_320,h_240,al_c,q_80,enc_auto/ef7b9d_b8379491b72c4b93ad70c8e3ad78017a~mv2.jpg)
Umas das unanimidades em botecos ao redor do Brasil é a carne seca. Normalmente usada em pratos mineiros, tropeitos e de regiões que remetem a um passado com precariedades de armazenamento de alimentos, essa belezinha foi em um tempo não muito remoto a única forma de levar carnes de um lado para outro sem refrigeração. O que foi criado " na marra", hoje é um artifício usado de restaurantes em muitos lugares e é visto como iguaria em muitos países. Hoje, além de usarmos a carne seca, vamos ensinar a confeccionar qualquer tipo de carne que tenha o sal como forma de armazenamento.
Ingredientes:
1 peça de maminha, devidamente limpa.
1/2 copo de sal grosso
500g de aipim cozido al dente
salsa a gosto
3 colheres de manteiga clarificada
Modo de Preparo:
Em uma vasilha salgue a carne por inteiro e deixe descansar por 5 dias. ( isto pode ser feito com a carne de se sua preferência)
Após este descanso, lave bem a carne e ela estará pronta para ser armazenada fora de refrigeração.
Corte a parte desejada para o prato.
A carne neste estado está obviamente completamente salgada e não pode ser consumida assim. Para o consumo faremos o processo inverso, retirando o acesso de sal.
Para isso, deixe a carne imersa na água de um dia para o outro, trocando a água de 3 em 3 horas.
Se for o caso de um prato como escondidinho, vale a dica de colocar as peças cortadas em uma panela de pressão, salgadas mesmo, porém, após desfiada, daremos um banho em água correndo com o auxilio de um escorredor de macarrão.
Para nosso prato de hoje, basta cortá-la em tiras e passá-la na manteiga clarificada bem quente.
O aipim segue a mesma ideia. Leve o aipim previamente cozido e devidamente fatiado à manteiga quente e frite.
Quanto estiver no ponto desejado, acrescente a salsa. Sirva.
Tempo de Preparo: 7 dias. Dificuldade: Fácil