Caldo Verde Lusitano
Alguém me disse que o passado é a melhor forma de explicarmos o presente e com alguma sorte, prevermos o futuro. Nesse sentido, a história se torna o elo vivo e prático, entre o que para nós é contado e o que é vivido. Como em qualquer cozinha do mundo, a mão do cozinheiro dita o norte de um restaurante. No Rock na Cozinha, trabalhamos basicamente com a gastronomia, "home made", onde tudo que é feito ou vendido, é produzido artesanalmente . Esta cozinha tem três valores básicos: a história, o sabor e a técnica.
Quando falamos em gastronomia, basicamente estamos falando de correntes tradicionais que nos ensinaram ao longo da história tudo que sabemos hoje. Sem essas raízes, qualquer receita que leve as cores de um país à mesa, ficariam desbotadas ao longo dos anos. Por trás de cada receita, existe uma história, um porém e um porque . Quando nos deparamos com um prato feito tradicionalmente, somos arrebatados aos sabores de uma época e aos costumes de um povo. Aprendemos a respeitar de sua cultura, e experimentamos momentaneamente um modo de viver com a disponibilidade farta, escassa ou sazonal de insumos. Se fazemos isso de forma honesta , estamos fazendo gastronomia, e se além disso usamos a tecnologia a nosso favor, somos contemporâneos
Caldo Verde Lusitano
![](https://static.wixstatic.com/media/ef7b9d_9e9b38bc006640f8b644cec12ab7d7e4~mv2.jpg/v1/fill/w_392,h_375,al_c,q_80,enc_avif,quality_auto/ef7b9d_9e9b38bc006640f8b644cec12ab7d7e4~mv2.jpg)
Eleito umas das sete maravilhas da gastronomia portuguesa, o Caldo Verde é a nossa proposta de receita para esses dias de inverno. Comumente confundido como sendo uma receita irlandesa feita com lentilhas, o caldo verde é na verdade, feito de couve galega, típica da região Norte de Portugal. Servida com broa de milho, defumados e harmonizados sempre com vinho Verde, o caldo é uma unanimidade em regiões de baixa temperatura e povos com influências portuguesas.
Ingredientes :
6 batatas médias
1/2 litro de caldo de legumes caseiro (caldo de sopa de legumes)
2 linguiças calabresa fatiadas
100g de bacon picado
100g de lombo defumado picado
2 maços de couve galega ou mineira
1 cebola picada
4 dentes de alho picado
Sal e pimenta
Cheiro verde a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe as batatas em ponto de purê.
Bata em um processador as batatas e a metade da couve. Reserve.
Puxe na manteiga os demais ingredientes começando pela cebola.
Acrescente o bacon e o lombo devidamente picados.
Após isso refogue o alho e junte tudo.
Cozinhe por 10 minutos em fogo baixo acrescentando o caldo sempre que necessário.
Sirva quente com broas de milho ou torradas
Tempo de Preparo: 5o minutos
Dificuldade: Fácil