Quirera de Milho e Javali
É maravilhosamente nostálgico o poder de um dia de inverno. Nos pegamos vendo filmes enrolados em cobertores, usando mais um de um par de meias, e agora, não esquecemos de levar o casaco quando saímos.Nesses dias, sempre que fazemos as coisas simples e necessárias para sobrevivência, voltamos instantaneamente aos momentos mais remotos, tenros e agradáveis de nossas vidas, a infância. Um tempo onde ainda vivíamos de forma lúdica, e coisas simples como carinho, amor e cuidado não eram uma projeção futura ou um sonho de consumo, mas nossa realidade. Como somos dotados de sentidos , podemos resgatar momentos únicos guardados a sete chaves em nossa memoria. Os dias de inverno aliados aos sabores e aromas da gastronomia tem esse poder maravilhoso de nos fazer voltar no tempo.
![Quirera de Milho e Javali](https://static.wixstatic.com/media/ef7b9d_2b325f481a8348a684b3a113fa82a950~mv2.jpg/v1/fill/w_580,h_599,al_c,q_80,enc_avif,quality_auto/ef7b9d_2b325f481a8348a684b3a113fa82a950~mv2.jpg)
Quirera de Milho e Javali
Também chamada de Quirela ou Canjiquinha, esta é mais uma receita Luso- brasileira muito apreciada no inverno na região Sul e no estado de Minas Gerais. Quirera pra quem não conhece, é o milho triturado mais grosso, usado normalmente para alimentar animais em granjas, que nada mais é, do que a polenta moída grossa.
Ingredientes:
Quirera
1/2 ptc de quirera
2 linguiças de Javali ( pode ser substituída por calabresa)
1l de caldo de legumes
1 cebola picada
1/3 tablete de manteiga
4 dentes de alho picados
2 folhas de louro
cheiro verde a gosto
sal e pimenta
Javali Assado
1 pernil de Javalí (pode ser a peça de sua escolha)
1 ramo de alecrim
1 tomilho
1 cabeça de alho
1 cebola
1/4 de copo de azeite
sal e pimenta
Modo de Preparo
Quirera
Refogue a cebola e o alho em uma panela, começando pela cebola.
Acrescente a Quirera, o caldo (aos poucos) o louro e a linguiça e deixe cozinhar sempre mexendo em fogo brando pra não queimar o fundo. (caso preciso de mais caldo, acrescente água).
Após cozido, acrescente a manteiga e o cheiro verde picado e desligue.
Para o Javali
Na noite anterior, acrescente todos os ingredientes sobre a peça e deixe marinando ate o dia seguinte coberto.
Retire o excesso e coloque para assar em um fogo pré aquecido a 220 graus.
Asse por meia hora, regando com azeite de oliva e sempre observando o ponto.
Vire e asse por mais 20 minutos.
Tempo de preparo: 1 hora
Dificuldade: Média