Crème Brûlée
![](https://static.wixstatic.com/media/ef7b9d_08f7eafb18204b978eba5cce3aea1366~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/ef7b9d_08f7eafb18204b978eba5cce3aea1366~mv2.jpg)
Alguém me disse que o passado é a melhor forma de explicarmos o presente e, com alguma sorte, prevermos o futuro. Nesse sentido, a história se torna o elo vivo e prático, entre o que para nós é contado e o que é vivido. Quando falamos em gastronomia, basicamente estamos falando de correntes tradicionais que nos ensinaram ao longo da história tudo que sabemos hoje. Sem essas raízes, qualquer receita que leve as cores de um país à mesa, ficariam desbotadas ao longo dos anos.
Por trás de cada receita, existe uma história, um porém e um porquê . Quando nos deparamos com um prato feito tradicionalmente, somos arrebatados aos sabores de uma época e aos costumes de um povo. Aprendemos a respeitar sua cultura, e experimentamos momentaneamente um modo de viver com a disponibilidade farta, escassa ou sazonal de insumos. Se fazemos isso de forma honesta, estamos fazendo gastronomia, e se além disso usamos a tecnologia a nosso favor, somos contemporâneos.
Ingredientes:
6 gemas de ovo
1 copo de açucar
500ml creme de leite fresco
1 fava de baunilha
Modo de preparo:
Aqueça o creme de leite fresco com a raspa da fava da baunilha.
Assim que levantar fervura, desligue, tampe e aguarde 10 minuto.
Enquanto isso, misture as gemas batidas ao açúcar.
Pouco a pouco adicione o leite morno mexendo com cuidado com o objetivo de elevar a temperatura das gemas, sem cozinha-la.
Quando estiver uniforme, leve ao forno a 120° e cozinhe por aproximadamente 45 minutos em banho maria. ( isso pode mudar de forno para forno, em alguns pode levar até 1 hora).
Retire com cuidado e leve a geladeira por 20 minutos.
Após isso, adicione açúcar sobre o creme, aqueça uma colher por 2 minutos e passe sobre ele.
obs: Sempre que a colher tiver resíduos de açúcar queimado, é necessário lava-la antes de repetir o processo.
Tempo de preparo: 1 hora
Dificuldade: Média