Nhoque de Batat Baroa com Ragout de Carne
Há alguns anos tive a oportunidade de ler um texto de uma colega estadunidense chamada, Mary Theresa Schmich. Ela é colunista do Chicago Tribune, que escreveu em 1997 o famoso texto Wear Sunscreen (Filtro solar), que mais tarde foi traduzido por Pedro Bial.
Neste texto, a autora dá vários conselhos de vida, prendendo o leitor com suas reflexões até o final. O texto é incrível do começo ao fim, porém, tem uma parte em especial que me emociona e que me faz pensar sempre que leio:
“Não se sinta culpado se
não souber muito bem o que quer ser ou fazer da vida.
As pessoas mais interessantes que eu conheço não tinham ideia,
aos 22 anos, do que iam fazer na vida;
outras, não menos interessantes,
mesmo com 40 anos ainda não sabem.”
Eu posso dizer que sou um privilegiado. Se eu afirmar que me lembro de alguém perguntando “o que eu gostaria de ser quando crescer”, estaria mentindo. O que de fato eu lembro, é que desde os quatro anos de idade, eu só desenhava fogões e carros, e com seis anos, eu já cozinhava todos os dias com ajuda de minha mãe. Desde muito cedo, a vocação me chamou de forma suave, e ao invés de roupas sujas de barro, ou joelhos ralados, eu tinha os dedos cortados, e cheiro de salsa e cebolinha.
Embora o universo conspirasse para me tornar um cozinheiro, ainda sim, demorei alguns anos para enxergar, e convencer minha família que era na gastronomia que me sentia repleto. Hoje, mais experiente e atento, tenho a possibilidade de ver em minha filha muito dos traços que me acompanharam com a sua idade, e no caso dela, apaixonada por balé e gastronomia.
Identificar os sonhos, e sonhar junto com nossos filhos com certeza traria ao mercado de trabalho, e ao convívio social, pessoas mais repletas e felizes. É obvio que como cozinheiro, eu ficaria orgulhoso de uma filha Chef de cozinha cuidando dos negócios da família, mas se daqui a quarenta anos ela resolver ser astronauta, ficarei feliz da mesma forma, e pedirei a Deus forças para construir foguetes.
Ingredientes:
Nhoque:
600g de batava inglesa
400g de batata baroa
250g de trigo
sal e pimenta
Ragout de Carne:
10 tomates pelados
2 cebolas médias
6 dentes de alho
1 talo de salsão
1 talo de salsa
1 talo de cebolinha
Sal e pimenta
3 folhas de louro
400g de carne moída
Modo de preparo
Nhoque:
Cozinhe as batatas.
Coloque por 15 minutos no forno a 150 graus e esmague ainda quente
acrescente o trigo, porém não fique amassando, faça isso de forma delicada.
Separe a massa em pequenas bolinhas e abra com o auxílio de trigo polvilhado.
Corte e cozinhe em água fervida.
Quando subirem, está pronto.
Ragout de Carne:
Refogue uma cebola e 4 dentes de alho.
Acrescente o tomate, o louro, o salsão inteiro, a metade da cebolinha, a metade da salsinha e água suficiente para cobrir.
Cozinhe até tudo ficar homogêneo.
Acrescente o molho, retirando o excesso salsão, corrija o sal e sirva.
Tempo de Preparo: 1 hora e 15 minutos
Dificuldade: Fácil